Joaquim Osório Duque Estrada, poeta, crítico literário, professor e ensaísta.
Orgulho de Paty do Alferes, autor da letra do Hino Nacional Brasileiro.
Academia
Os fundadores


Os fundadores no palco do Teatro Ivan Gomes Bernardes
Em 29 de abril de 2006, o Centro Cultural de Paty do Alferes abrigou um grupo de vinte poetas e prosistas que transbordavam energia e aventuravam-se em uma missão dignificante: contribuir para o interesse do desenvolvimento cultural, das atividades literárias e demais manifestações artísticas. Ali eram criados os alicerces da Academia de Letras Joaquim Osório Duque Estrada - a ALJODE.

Prof. Déa Duque Estada, sobrinha-bisneta de Osório
A homenagem ao mais ilustre filho da terra, autor da letra do Hino Nacional Brasileiro sempre será pertinente. Nascido em 26 de abril de 1870, o crítico literário, professor, ensaísta, poeta e teatrólogo é, indubitavelmente, uma inspiração para nossos acadêmicos.
​
Faz-se necessário nomear os fundadores que, pelo prazer em contribuir para o enriquecimento de nossa cultura, colocaram-se dispostos à nobre empreitada de promover as artes literárias: Alexandre Figueiredo Faro, Carlos Augusto Celino Bastos Lisboa, Déa Duque Estrada, Demarcy de Freitas Lobato, Felisberto Freitas Costa, Francisco José dos Santos, Frederico Guilherme Jaeger, Haroldo José Soares, José Evonio D'Ávila, Juliana Ribeiro Bernardes, Leonardo Nogueira da Silva, Ludwika Piekut, Marcelo Basbus Mourão, Marcelo Vieira Barroso, Maria de Lourdes Dorio Cravo, Maria do Carmo Vale Luciano, Nilzanira Reyes Lisboa, Renato Pupo, Voltaire Lopes Varão e Zerly Castro Weinsteim.

A Academia hoje
O tempo passa mas a verve em manter a chama da cultura sempre acesa permanece.
​
Em 2011 a ALJODE lança o livro "ANTOLOGIA" com poesias e textos livres em prosa dos acadêmicos eternizando a qualidade literária de seus participantes.
​
​
Em 2020 nossos acadêmicos novamente desfilam sua arte em novos brilhantes textos. da "ANTOLOGIA II" com o lançamento em 2021.

Solenidade de aniversario da ALJODE em 2018
Roda literária


Regularmente os acadêmicos reúnem-se para a troca de ideias e exposição de sua arte.


A nova
sede
da ALJODE
